Como usar cogumelos: dicas para ressaltar o sabor e preservar as propriedades medicinais

Descubra como potencializar o sabor, os benefícios ou os dois neste texto. 

Os cogumelos são opções saborosas para quem aprecia os sabores da mesa e excelentes para quem procura fazer desses fungos aliados para a saúde. Com textura macia e levemente elástica, eles podem fazer parte do seu dia a dia. Por serem versáteis na preparação e formas de consumo, você pode variar ou escolher a maneira que mais te agrada.

Este conteúdo foi pensado tanto para quem procura por uma comida saborosa quanto para quem deseja usufruir das propriedades para o organismo. 

Vamos mostrar dicas de chefs premiados e estudos científicos. Acompanhe e anote as dicas para testar!

Benefícios dos cogumelos

Além de serem deliciosos, os cogumelos têm diversas propriedades para a saúde comprovados pela ciência. A lista é grande e deixam o alimento ainda mais saboroso.

  • Abundância de vitaminas D: ótima opção para vegetarianos e veganos usufruírem de benefícios como absorção de cálcio, fortalecimento do sistema imunológico, saúde dos ossos, entre outros.
  • Fonte rica em antioxidantes: protegem as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres, ajudam a prevenir doenças crônicas e a retardar o envelhecimento celular.
  • Promovem a saúde do coração: por possuírem antioxidantes, fitonutrientes, serem baixo em sódio e outros, os cogumelos são benéficos para a saúde cardiovascular.
  • Melhoram a saúde do cérebro: alguns tipos de cogumelo, como o Juba de Leão, impactam o crescimento de novas células cerebrais e melhoram a memória. Um estudo que comprova o benefício foi publicado no Journal of Neurochemistry.
  • Fortalecem o sistema imunológico: com uma série de vitaminas e minerais como zinco e selênio, os cogumelos fortalecem as defesas do organismo.
  • Fornecem energia e reduzem a fadiga: consumir cogumelos é uma das formas de ter mais disposição física. Todas as propriedades que mostramos até agora, e tantas outras, deixam o corpo saudável e você mais disposto.
  • Contêm fibras: trazem diversos benefícios, especialmente para a saúde intestinal.
  • Possuem propriedades anticancerígenas: de acordo com o jornal científico Advances in Nutrition, comer dois cogumelos por dia reduz o risco de câncer em 45%.

Como usar cogumelos

Uma pesquisa espanhola mostrou a melhor maneira de preparar cogumelos para potencializar os benefícios para a saúde. O resultado foi surpreendente. No entanto, esse não é o único critério para se considerar ao pensar em como usar cogumelos. Você também vai conhecer dicas de chefs para prepará-los. 

Cogumelos grelhados e no micro-ondas

Por incrível que pareça, comer cogumelos depois de levá-los ao micro-ondas mostrou muitos benefícios. Essa maneira de fazer o fungo não só preservou as propriedades dos cogumelos como potencializou-as. O mesmo resultado foi obtido ao grelhar os cogumelos. Essas duas maneiras de preparar cogumelos aumentou os níveis de antioxidantes e betaglucanos. 

O estudo foi publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition. Também estudou-se a preservação das propriedades ao cozinhar os cogumelos e fritá-los. Nesses casos, houve uma perda de antioxidantes e betaglucanos (fibras). 

Porém, de acordo com os próprios autores do estudo, a intenção não é fazer as pessoas desistirem de consumir cogumelos que são refogados ou fritos. Afinal, mesmo com o decréscimo de nutrientes, eles ainda estão presentes.  

Cogumelo salteado na manteiga

A chef avaliada com 5 estrelas 9 vezes, Kika Marder, elege o cogumelo salteado na manteiga como o melhor. O segredo é salteá-lo rapidamente em uma frigideira quente com manteiga até que fiquem dourados. Usar tomilho é outra dica da chef, a erva ressalta o sabor dos cogumelos. 

Cogumelo na brasa

Outro chef, Kazuo Arada, prefere preparar os cogumelos na brasa. Para ele, o segredo é banhá-lo na gordura. 

“Fazê-lo na brasa acho que é a melhor forma, sempre banhado com uma gordura para dar aqueles pingos no fogo e levantar aquela fumacinha que dá sabor ao ingrediente”, afirmou. 

O chef também considera o cogumelo silvestre como o mais indicado para essa preparação. Orgânicos são uma boa pedida, ainda de acordo com o chef. 

Cogumelo marinado

Marinar os cogumelos é uma dica extra do chef Lênin Palhano antes de levá-los à brasa. Por absorver muita água, deixá-lo embebido em líquido aumenta o sabor. 

“Eu gosto de usar óleo de gergelim, tsuyu e togarashi, antes de levá-los na brasa”, indicou.

Lênin também recomenda nunca lavar os cogumelos. A limpeza deve ser realizada com pano úmido. Segundo ele, o shitake nem deve passar por nenhum tipo de limpeza. 

Mushroom Coffee

O café de cogumelos da Mushin é uma alternativa saudável ao café tradicional com extrato de Agaricus Bisporus. Também todos os benefícios dos cogumelos tradicionais com o adicional de ser sustentável e vegano, além de outros diferenciais como: 

  • Potencialização da vitamina D com tratamento de raios UV. 
  • Livre de corantes. 
  • Enriquecida com especiarias termogênicas. 
  • Guaraná como fonte de cafeína para evitar o efeito rebote. 

Diferente das cápsulas, o Mushroom Coffee pode ser preparado de diversas formas, semelhante aos cogumelos, o café funcional é versátil. É possível prepará-lo gelado, quente, em shakes e outros. 

Como usar cogumelos: qual a melhor forma, afinal?

A resposta depende do seu objetivo com os cogumelos. Se procura apenas sabor, pense nos seus gostos pessoais. Caso busque saúde, prefira formas que potencializem as propriedades. Mas lembre-se que é possível unir as duas em preparações gostosas e práticas, como ao usar o Mushroom Coffee. 

Experimente esse sabor que vem repleto de propriedades medicinais dos cogumelos. 

Veja os outros benefícios do Mushroom Coffee